O sonho de ter o documento de posse está próximo a ser realizado às 2.712 famílias que residem nos córregos do Balaio e da Batalha, situados no Parque Histórico Nacional dos Guararapes. Nesta segunda-feira (14/10), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, participou de uma reunião sobre os projetos, com os representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O encontro aconteceu na sede do órgão municipal, em Prazeres.
Conforme a coordenadora do projeto, a arquiteta Suely Maria Ribeiro, os projetos foram iniciados no início deste ano, com a participação de aproximadamente 60 alunos, nas áreas de Cartografia, Arquitetura, Serviço Social e Engenharia. “Após todo levantamento nas áreas física e socioeconômica, identificamos que no Córrego do Balaio, serão 212 famílias e 2.500 no Córrego da Batalha. Além disso, foram criados projetos de urbanização, como a regularização de vias, drenagens e espaços de lazer, que serão executados pela Prefeitura”, explicou.
O superintendente do SPU em Pernambuco, Paulo Ferrari, ressaltou que a regularização fundiária plena vai além do reconhecimento das residências. “A proposta desse trabalho integrado é melhorar a qualidade de vida das pessoas, com as intervenções urbanísticas”, disse. Segundo ele, a criação de um comitê será uma ferramenta importante para que a população possa acompanhar e participar dos trabalhos, onde serão promovidas reuniões periódicas com a participação dos moradores e os órgão envolvidos.
“A cultura está enraizada nesses moradores, pois, foi lá um grande marco para a história do Brasil, com as batalhas dos Guararapes. E obter o título de posse de terra a estas pessoas é mais do que um documento, é a realização de um sonho. O município se compromete em viabilizar recursos federais, a exemplo do Ministério das Cidades, para executar os projetos de urbanização”, assegurou o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes.
Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Fátima Lacerda e de Meio Ambiente, Habitação e Saneamento, Edvaldo Rufino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário