terça-feira, 13 de agosto de 2013

Projeto fiscalizará trânsito e controle urbano na Zona Sul do Recife


A Prefeitura do Recife vai dar início a partir desta quarta-feira (14) ao projeto Bairro Legal, ação que vai intensificar a fiscalização nas áreas de trânsito e controle urbano. Os primeiros bairros contemplados com a iniciativa serão Pina e Boa Viagem, na Zona Sul. Ao todo, 50 agentes estarão envolvidos na operação que tem como objetivo melhorar a mobilidade das pessoas.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, o projeto começa por aquelas  localidades devido ao grande número de denúncias e infrações de trânsito registradas. “Estamos fazendo um esforço junto à CTTU (Companhia de Trânsito e Trânsito Urbano) e Secon (Secretaria Executiva de Controle Urbano) para melhorar a mobilidade. Estes primeiros meses vão servir de experiência para expandir a ação para outros pontos da cidade”, comentou.
A operação vai contar com o apoio da CTTU, Secon e Seop (Secretaria Executiva de Operações), que vão intensificar as fiscalizações voltadas a questões polêmicas, como estacionamento proibido, carga e descarga, fila dupla e obstrução de calçadas, além da poluição sonora e visual. O Bairro Legal também vai fiscalizar construções e imóveis em situação irregular.
A primeira medida será a demarcação de calçadas para estabelecer a área privada e evitar que o passeio público seja utilizado como estacionamento. A CTTU vai contar, durante toda a operação, com um guincho para dar suporte e rebocar os veículos estacionados irregularmente. 
Nesta primeira etapa do projeto, as fiscalizações serão reforçadas nos principais corredores que cortam esses dois bairros, como Av. Herculano Bandeira, Rua Capitão Rebelinho, Av. Domingos Ferreira, Av. Conselheiro Aguiar, Rua dos Navegantes e Av. Boa Viagem, no trecho entre as avenidas Antonio de Góes e Antônio Falcão. Para facilitar a fiscalização, um contêiner será instalado na Av. Herculano Bandeira - na esquina com a Rua Senador Hélio Coutinho - no Pina, para servir de ponto de apoio e centro de comando. 
O segundo momento da operação, que será realizada a partir de 16 de setembro, vai contemplar o trecho entre a Antônio Falcão e Armindo Moura. Já em outubro, a ação segue nas transversais dos principais corredores, além de Brasília Teimosa, comunidade do Bode e Beira Rio.
Para orientar os moradores e comerciantes do bairro, panfletos serão distribuídos para apresentar o projeto à população, que também pode ajudar, através de denúncias de irregularidades pelo telefone da CTTU: 0800.081.1078.

Nenhum comentário:

Postar um comentário