A comunidade da Vila João de Deus, na Regional 5, Prazeres, recebeu na manhã desta terça-feira, (13/08), o mutirão de serviços "Balcão da Cidadania". A ação do Governo Municipal tem como objetivo oferecer às comunidades mais carentes, vários serviços essenciais ao exercício da cidadania e acontecem em duas comunidades distintas a cada quinze dias, das 8h às 12h.
Entre os serviços, os moradores podem retirar segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito e primeira ou segunda via da carteira profissional. A equipe também distribui kits para a saúde bucal, contendo creme dental e escova, além da realização de palestras sobre cuidados essenciais com a saúde. Também podem ser emitidos o cartão do SUS, se inscrever no Bolsa Família ou aferir a pressão arterial e a glicose.
A ação aconteceu na Rua Um, na Vila João de Deus, na sede da Igreja Assembleia de Deus - Casa de Oração. O responsável pelo templo, pastor Ezequiel José, disse que recebeu o pedido para ceder o espaço e logo aceitou, abrindo as portas da igreja para realização do evento. "Eu percebi que era importante para a comunidade. E, além disso, o evento é bem aceito por todos e é sempre bom que haja interação entre a igreja, a comunidade e as ações da prefeitura", comentou.
Rejane Maria, 56, moradora da comunidade da Vila João de Deus, soube da realização do mutirão na própria igreja do pastor Ezequiel. "Fiquei muito feliz com o atendimento e consegui resolver o que queria", disse satisfeita no momento em que conseguiu tirar o Cartão do SUS.
Outra moradora da comunidade que gostou de participar foi Jacilene Ferreira, 45. Ela soube da programação através do cunhado, que por sua vez ouviu da mãe. Esta última soube através de um panfleto distribuído na comunidade. E através do boca a boca a notícia se espalhou. Jacilene veio em busca de tirar segunda via da identidade, mas foi informada que esse serviço não era disponibilizado. Ela não desanimou e aproveitou para renovar o cadastro do Bolsa Família. "Acho importante esse tipo de serviço. Era bom que tivesse mais vezes", comentou.
Thalyta Ramos, 19, também saiu satisfeita, pois conseguiu tirar a primeira carteira de trabalho. Gostou pois, de outra forma, teria que se deslocar para o Centro da Cidade. Ela ainda recebeu informações de como cuidar da saúde bucal e ganhou de brinde um kit com creme e escova dental. Até o final da manhã, "Balcão da Cidadania" realizou 817 atendimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário