quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Jaboatão abre programação alusiva ao Dia da Consciência Negra

Debater políticas públicas que visem uma melhor inserção dos negros na sociedade, bem como conhecer e difundir a história e a cultura dessa parcela da população são os objetivos da série de eventos que serão realizados em todo o Jaboatão durante este mês, em alusão ao Dia da Consciência Negra - 20 de novembro. A programação começou nesta quarta (12/11), com uma palestra no Conselho Municipal de Saúde. 
 
Nesta e nas próximas semanas, a Coordenação de Direitos Humanos e Igualdade Racial, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, visitará os conselhos municipais com o objetivo de apresentar as propostas do primeiro plano municipal de promoção da igualdade racial do Jaboatão dos Guararapes. O primeiro a receber a proposta, através da palestra intitulada “Políticas afirmativas para a população negra do Jaboatão dos Guararapes”,  nesta quarta, foi justamente o Conselho Municipal de Saúde.Já nesta quinta (13/11), será a vez do Conselho de Direitos Humanos.
“Apresentamos a proposta e solicitamos um assento no Conselho de Saúde. Assim, discutiremos - para 2015 - orçamentos específicos para o programa de saúde da população negra”, argumentou a coordenadora de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Lúcia dos Prazeres.   
 
“O município deve viabilizar políticas públicas no sentido de coibir o avanço de doenças predominantes nas populações negras, como é o caso da anemia falsiforme, hipertensão arterial e o mioma ulterino. Além disso, deve-se avaliar a possibilidade de ser criado no município um programa de saúde voltado especificamente para a população negra”, completou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário