segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Depois do Enem, feras focam o seriado da UPE

Nada de descansar depois da maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terminou nesse fim de semana. No próximo domingo (16) e na segunda-feira (17) tem mais avaliação para os estudantes que participarão da terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). Embora o número de concorrentes seja bem menor, 11.876 candidatos, a disputa é acirrada para preencher 1.386 vagas.
“Enquanto no Enem as questões são na maioria das vezes contextualizadas, no SSA a abordagem é mais direta. Os quesitos exigem mais cálculos, os assuntos são mais aprofundados”, observa o coordenador do ensino médio do Colégio Santa Maria, Rodrigo Martins. Amanhã é dia de folga para os concluintes do ensino médio da escola. Pausa merecida pós-Enem. “Mas na terça-feira retomaremos as atividades já com revisão focada no SSA”, informa Rodrigo.
No seriado, diferentemente do Enem, as provas são separadas por disciplinas. Os feras terão que escrever uma redação e responder cem questões divididas em 10 matérias (física, química, biologia, geografia, história, língua estrangeira, português, matemática, filosofia e sociologia). Nesse modelo de avaliação, os estudantes são avaliados ao final das três séries do ensino médio.
Entre os não cotistas, os dois cursos mais concorridos são direito, em Camaragibe (66,8 candidatos por vaga), e medicina, em Serra Talhada (30,17 inscritos por vaga). As graduações mais disputadas entre os cotistas são direito, em Arcoverde e Camaragibe (empatados com 54 feras por vaga) e medicina, em Serra Talhada (37,5 concorrentes por vaga).
Paloma Laís Melo, 17 anos, vai tentar vaga em ciências biológicas no Seriado. “Pretendo recomeçar os estudos amanhã, mesmo cansada do Enem. Deixarei para descansar quando todas as provas terminarem”, diz a adolescente, aluna do 3º ano da Escola de Referência Nóbrega, no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife.
A estudante Isabela Tenório, 17, do Colégio Santa Maria, também não pensa em parar. “Vou relaxar só amanhã. No restante da semana, pretendo revisar os assuntos próprios do seriado, que não caem no Enem”, diz Isabela Tenório, que concorre para medicina.
CARTÃO
O presidente da Comissão de Vestibular da UPE, Ernani Martins, lembra que os candidatos deverão imprimir os cartões de inscrição. O link está disponível no www.processodeingresso.upe.pe.gov.br. “O vestibulando pode imprimir o cartão até no dia da prova, mas é melhor não deixar para última hora”, sugere Ernani Martins.

Fonte:JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário