sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Jaboatão Centro terá polo cultural no Carnaval


Esse ano, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes resolveu transferir os recursos que seriam investidos na realização dos festejos de Carnaval para a conclusão das obras do Cine Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão Centro. Mas, nem por isso o município deixará de ter os festejos de Momo. É que o Governo Estadual, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), irá implantar um polo cultural na cidade, instalado na Praça Nossa Senhora do Rosário, nas proximidades da Casa da Cultura, na Regional Centro.   
Na tarde da última quarta-feira (06/02), representantes dos Governos Municipal e Estadual se reuniram no local onde acontecerá as apresentações culturais para os últimos ajustes da festa. “Essa é uma importante parceria entre as duas esferas, que possibilitará à população local acesso a grandes atrações musicais. Serão quatro noites de programação, onde participarão artistas contemporâneos e cortejos culturais”, destacou o diretor cultural da Fundarpe, Vinícius Carvalho.   
O palco, que será administrado pelo órgão estadual, será animado por 23 atrações. Entre elas, grupos de caboclinhos, maracatus, escolas de samba, afoxés, dentre outros ritmos. Estima-se um público de aproximadamente 120 mil pessoas nos dias de festa. Durante o período carnavalesco, a Prefeitura garantirá a infraestrutura necessária para o desfile de blocos e troças carnavalescas, como serviços de segurança e trânsito, dentre outras atividades. 
“Apesar da queda de receita que a cidade obteve, além da necessidade de se investir em obras estruturadoras em Jaboatão, fizemos um grande esforço com essa parceria, para que o município não ficasse de fora do Carnaval”, afirmou o secretário executivo de cultura do município, Isaac Luna.   
No sábado (09/02) e domingo (10/02), o polo de Jaboatão Centro contará com uma equipe de educadores sociais para sensibilizar os foliões sobre a importância de se proteger crianças e adolescentes. Além disso, o Conselho Tutelar e a Guarda Municipal estarão de plantão no local, durante os dias de festejos. Para os dias de folia, serão destinados um efetivo de 70 homens, distribuídos em grupos de operação.   
O trânsito no local não sofrerá modificações. Cerca de 25 agentes serão disponibilizados durante o Carnaval para orientar o folião. Também serão realizadas blitzes da Lei Seca, que terá o objetivo de evitar acidentes.  Preservativos também serão distribuídos. Em caso de incidentes, o folião poderá se dirigir as UPAS da cidade e ao Hospital Geral de Prazeres, que a assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jaboatão, terá atendimento de 24 horas, pelo número 192.

Nenhum comentário:

Postar um comentário