terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Secretário visita escola com construção inovadora em Alagoas


Em 2014, a educação infantil em Jaboatão dará um grande salto. Serão construídas 17 unidades educacionais que funcionarão como creche e pré-escola. Destas, 14 com oito salas e três com quatro salas, o primeiro modelo com capacidade de atender até 240 crianças. A ação faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), implantado através da parceria entre governo federal e municipal.

Na última segunda-feira (09.12), o secretário Executivo de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Francisco Amorim, visitou algumas escolas no estado de Alagoas, cuja metodologia de construção é a que será realizada no município.

Trata-se de uma construção inovadora que utiliza painéis em lâminas de compósitos fabricados por um processo que mistura laminação contínua com prensas de baixa pressão. Os painéis que resultam desta combinação de materiais e processos  formam as paredes e forros, que já foram testados para segurança ao fogo, desempenho estrutural, estanqueidade à água de chuva, durabilidade, isolamento térmico e acústico.
Durante a visita o secretário Executivo de Educação, Francisco Amorim, pôde observar uma unidade de ensino já concluída e outra em construção. “A metodologia será muito positiva no município. A construção é segura e rápida, o que possibilita o cumprimento de nossa meta, que é a universalização da educação infantil até 2016”, destacou.
As unidades de ensino que serão construídas através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. O custo médio de cada unidade construída com o material pré-moldado será de R$ 1,3 milhão.

De acordo com o engenheiro civil responsável, Kleiton Barros, as obras em Jaboatão devem iniciar no mês de Janeiro. “Trata-se de uma obra limpa, com a quantidade bem menor de resíduos. Contribuiu para o meio ambiente. A construção é muito rápida, uma creche pode ser construída em cinco meses. A qualificação de mão-de-obra não requer muito tempo, o que possibilita empresa atender a demanda”, afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário