A equipe do Procon de Jaboatão dos Guararapes realizou durante o mês de novembro uma intensa blitz em todas as instituições bancárias instaladas no município. O objetivo foi o de verificar se os consumidores estavam sendo respeitados. A operação teve foco especial no tempo de espera pelos clientes, com base na lei municipal de número 395/2010, que dispõe sobre o atendimento do usuário de serviços bancários prestados no município. O documento aponta que os usuários devem ser atendidos pelos caixas em até quinze minutos, a contar da impressão do bilhete.
Foram 22 agências fiscalizadas, das quais 15 foram multadas e 11 notificadas. O total de multasaplicadas chegou a R$ 1 milhão. De acordo com a secretária executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, o principal infrator foi o Banco Itaú, chegando a receber R$ 680 mil em multas aplicadas. “Chegamos a pensar que os bancos não possuem o menor interesse em atender bem aos consumidores. Estamos conversando com as instituições financeiras, mostrando o quão importante é dar o tratamento digno. Porém, percebemos nas fiscalizações que não há adequação às leis”, afirmou.
Também foram multados os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander e HSBC. “Continuaremos com nosso trabalho que é fazer com que os fornecedores compreendam que a lei é para ser cumprida e que o nosso consumidor deve ser tratado com respeito", finalizou Débora.
Serviço
O Procon de Jaboatão dos Guararapes está situado na Rua Emiliano Ribeiro, nº 389, em Piedade. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h. A população pode contatar o órgão ou fazer denuncias através dos números 3476-2951 e 3476.2912
Nenhum comentário:
Postar um comentário