Foi publicada no Diário Oficial da União, da última segunda-feira (02/12), a portaria 646, que divulga os municípios pré-selecionados pelo Ministério da Educação para terem em seu território o curso de Medicina, em faculdade privadas. Jaboatão dos Guararapes é um dos municípios que figuram na lista. Com isso, a expectativa é que em poucos meses a faculdade comece a oferecer cursos nessa área. Na tarde desta terça-feira (03/12) o prefeito do município, Elias Gomes, recebeu em seu gabinete, o reitor da Faculdade dos Guararapes, Pierre Lucena, e o diretor-geral, André Raduan. O intuito do encontro foi começar um diálogo para a utilização dos profissionais que serão formados na unidade.
Para o prefeito Elias Gomes, a pré-seleção dá ao município a possibilidade de, a longo prazo, ter uma melhoria constante acentuada na saúde. “Desde 2009 que nós nos mobilizamos no sentido de que, aqui em Jabaoatão, pudesse ter um curso de medicina. Já era algo pleiteado pela Faculdade Guararapes. Agora com o município habilitado, estamos convictos de que nós teremos uma escola para formar médicos e atender a uma demanda do mercado local e estadual, contribuindo com o País para que tenhamos mais médicos e possamos superar essa fase de ter que importar profissionais de outros países”, disse Elias.
Segundo Elias Gomes, o município fez toda a sua parte e isso contribuiu para a pré-aprovação. “Tudo foi feito, o município foi habilitado. O que era de competência do município foi providenciado, agora, é seguir o processo que está em curso e a nossa expectativa é que, em breve possamos contar com a escola de medicina, já tendo, para isso, identificado a rede médica e hospitalar para ser um apoio e cumprir uma exigência que é fundamental para a implantação de uma escola de medicina”, salientou o prefeito.
Já para o reitor da Faculdade Guararapes, Pierre Lucena, “A Faculdade está pronta, já submetemos outro projeto anteriormente, inclusive trabalhando junto com a Prefeitura que organizou a questão dos leitos hospitalares. O projeto foi aprovado, mas não foi pra frente por questões que dizem respeito à aprovação no MEC e ao conselho nacional de educação. Agora, com o edital do Mais Médicos, abre a possibilidade para que o município receba uma instituição de ensino e a FG é a que está pronta pra receber. Já temos laboratório, uma grande estrutura acadêmica, já temos professores que podemos colocar à disposição desse projeto e agora é só aguardar os trâmites legais e aguardar o edital, que deve sair nos próximos dias, colocando os elementos para concorrer. A prefeitura cumpriu todos os pré-requisitos legais e agora é só esperar pelo curso de medicina que vai melhorar a saúde da cidade”, explicou Lucena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário