quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Recifenses ganham nova opção de lazer aos domingos e feriados

Na manhã desta quarta-feira (9), a Secretaria de Turismo do Recife divulgou o projeto Lazer na Rua. O objetivo é fechar as ruas nos domingos e feriados para que os moradores possam realizar atividades de lazer. O Lazer na Rua vai funcionar nos mesmos dias que a Ciclofaixa Móvel da cidade. Neste fim de semana, o projeto vai funcionar também no sábado (12), por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida.
As ruas ficarão fechadas para a circulação de carros das 8h às 17h. Somente os moradores da rua não sofrem a restrição. A Prefeitura do Recife cedeu cones e cavaletes para os moradores, que ficarão responsáveis por colocar o material na rua e decidir que atividade vai ser realizada.
Nove ruas já estão inscritas no projeto. São elas a Rua Tupiniquim, em Santo Amaro, na área central do Recife; Rua Euclides Fonseca, na Encruzilhada; Rua do Mussu, em Apipucos; Rua Aviador Rego Barros, no Vasco da Gama; Primeira Travessa Siriji, Alto do Mandu, na Zona Norte. Na Zona Oeste, a Rua Vilda de Santana, na Torre e a Rua Maguari, Afogados. A Rua Engenho Megaó, no Ibura; Rua Albacora, em Brasília Teimosa e o 2º Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, completam a lista.
Para o sábado, primeiro dia de funcionamento do Lazer na Rua, muitos estão organizando atividadas infantis, pois também é comemorado o Dia da Criança. Os moradores da Rua do Mussu, em Apipucos, vão fazer uma festa como cama-elástica, tobogã e piscina de bolas para a criançada.
O secretário de turismo Felipe Carreras relacionou o projeto Lazer na Rua com a Ciclofaixa Móvel da cidade. "É uma forma da população se apropiar mais da cidade, viver mais a rua e ter mais uma mais opção de lazer", disse o secretário. O projeto também é um meio de deixar as crianças mais livres para voltarem a brincar na rua.
Moradores de outras ruas do Recife que se interessarem podem se candidatar para entrar no projeto a partir do dia 1º de novembro. O regulamento está no site www.lazernarua.com.br. A via não pode ter hospital nem posto de saúde e deve ser feito um abaixo-assinado, no qual 90% dos moradores aprovem a participação. As assinaturas devem ser levadas a Secretaria de Turismo, no prédio da Prefeitura do Recife. Em dezembro, serão analisadas quais ruas podem entrar no projeto, sem limite de quantidade. Já no dia 5 de janeiro, as novas ruas começam as atividades de lazer aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário