quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Jaboatão festeja inauguração do Arquivo Público.



Entrou para a história. Literalmente, a inauguração do Arquivo Público de Jaboatão dos Guararapes, ocorrido na manhã desta quinta-feira (13/12), foi histórica para a cidade. Isso, porque dos 185 municípios pernambucanos, essa é a segunda unidade existente no Estado. A outra fica em Olinda. 
O espaço terá o objetivo de preservar a memória de Jaboatão, sendo uma parceria da Prefeitura com o Governo Estadual. A unidade terá a finalidade de guardar, conservar e disponibilizar para a sociedade toda documentação acumulada e produzida pelo poder executivo municipal.  
A solenidade contou com a exibição de periódicos antigos locais, a exemplo dos jornais “O encontro”, “Jornal do Jaboatão”, “Gazeta Jaboatanense”, “Folha de Jaboatão” e o “Ferroviário”. Todos, do século 19. “Importante ação do município, que agora possibilitará a população a preservação de sua história”, afirmou o coordenador geral do Arquivo Público Estadual – Jordão Emerenciano, Pedro Moura. 
Para Edir Peres, vice-prefeito de Jaboatão, as políticas públicas voltadas para a área cultural tem sido constante no Governo Municipal. “Essa é a tônica da Prefeitura, investir, além de outros segmentos, na cultura. Esse arquivo é de grande relevância para a sociedade”, ressaltou.   
Já o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Amorim, acredita que esse foi apenas o ponta pé inicial para o fortalecimento cultural na cidade. “Só se começa uma grande caminhada, através do primeiro passo. Estamos fazendo diferente, pois queremos avançar ainda mais”, destacou. 
“Durante meses recebemos capacitações por parte do Estado para podermos atuar no Arquivo”, informou Maria Givonete da Silva, gerente de Patrimônio e Serviços da Prefeitura. O espaço contará com uma equipe formada por nove funcionários, que ficarão responsáveis pela organização e catalogação dos documentos. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  
A cerimônia protocolar contou ainda com a apresentação do grupo de percussão da Escola Municipal Odete Pereira Carneiro, de Cavaleiro e do grupo de Ballet da Nossa Senhora Aparecida, instituição educacional da rede municipal de ensino. Entre os secretários que marcaram presença no evento, Mara Annunciato (Administração, Logistica e Gestão de Pessoas), Edilene Soares (Educação), Mirtes Cordeiro (Fazenda, Gestão e Previdência) e Givaldo Calado (Edificações). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário