terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Gestores escolares participam de formação sobre o Ideb

Sem vocês gestores, nós não conseguiríamos alcançar as metas atingidas. Vocês também traçam metas junto à comunidade na qual trabalham. O nosso grande objetivo é que os nossos alunos consigam aprender.” Foi dessa maneira que a secretária Executiva de Educação, Edilene Soares, ressaltou o papel dos gestores escolares na abertura da formação continuada para os profissionais, na manhã desta terça-feira (27/11), cuja temática abordada foi Avançar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Tendo em vista que o município de Jaboatão dos Guararapes atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), na ultima avaliação, a gestão atual decidiu replanejar as metas da cidade. Assim sendo, os anos iniciais deverão atingir o índice de 5,1 e os anos finais de 4,6 já em 2015, antecipando em seis anos as metas estabelecidas pelo MEC, previstas para 2021. O cálculo para o resultado do Ideb é a multiplicação da nota padronizada pela taxa de aprovação. Para que se obtenha um resultado satisfatório é importante que exista um fluxo bom.

A gestora da Escola Municipal Porto da Cidadania, Zacarias Souza, explica como a unidade de ensino obteve a melhor nota. “Sempre fizemos um trabalho em conjunto, lá na escola todo mundo ajuda. Às vezes uma mãe não vai buscar o menino, nós o levamos. Procuro prestar atenção em cada um isoladamente. Quando é necessário trabalhamos mais de 8h”, disse.

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, das 8h às 17h, os gestores podem pegar as avaliações da Provinha Brasil na Secretaria Executiva de Educação. As mesmas serão aplicadas no dia 6 de dezembro pelos supervisores das escolas.

Ideb

O Ideb, avaliação que é realizada a cada dois anos nas escolas de todo o Brasil, mede a qualidade da educação básica (Ensino Fundamental e Médio) por meio de teste aplicado nas disciplinas de Matemática e Português, com notas de 0 a 10. De acordo com a publicação, o objetivo é que o país atinja a média 6, até 2022. Este é o índice considerado aceitável em países desenvolvidos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário