terça-feira, 18 de setembro de 2012

Politica




A História de Elias

Elias Gomes da Silva nasceu em 08/12/1951, no Engenho Buranhém, em terras do município do Cabo de Santo Agostinho. Grande parte da sua juventude residiu no Distrito de Ponte dos Carvalhos, casando-se posteriormente nesta mesma localidade. Concluiu o Curso Técnico em Contabilidade, tornando-se um profissional exemplar e atuante. Lecionou em vários colégios do município, entre eles, o Colégio Normal Santo Agostinho. Como homem público, sempre foi conhecido por sua competência, honestidade, experiência e dedicação. Elias conquistou prêmios em várias áreas, todos consequentes de seu trabalho sério como gestor. Hoje Elias Gomes é prefeito da 2º maior cidade de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes.
A carreira política de Elias começou cedo, em 1976 foi eleito o vereador mais votado da história política do Cabo, destacando-se em defesa das lutas populares e estimulando as organizações sociais.
Em 1982 Elias chega pela primeira vez ao Executivo, foi eleito prefeito do Cabo de Santo Agostinho, destacando-se neste primeiro mandatos (1983 a 1988) pela realização de uma gestão democrática e participativa. Sua gestão no Cabo credenciou Elias e evidenciou sua competência e coragem para enfrentar e solucionar os problemas do povo.
Depois de cumprir seu mandato no Cabo, Elias é eleito Deputado Estadual pelo PMDB, em 1990. Em sua atuação parlamentar Elias destacou-se por manter um diálogo aberto e propositivo, sendo, inclusive, premiado com o Troféu Leão do Norte, por suas ações em defesa da cultura e do desenvolvimento de Pernambuco.
Administrando o Arquipélago de Fernando de Noronha, em 1994, Elias mostrou mais uma vez sua competência e determinação como gestor. Durante a sua administração, foi realizada a 1ª Eleição da história daquele Arquipélago, sendo implantado o seu 1º Parlamento Distrital. Elias também pensou no desenvolvimento da área, realizando o 1º Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, com ampla participação de todos os segmentos sociais.
Em 1996 Elias Gomes volta a comandar sua cidade natal, sendo eleito novamente prefeito do Cabo de Santo Agostinho, cargo para o qual foi também reeleito em 2000. Foi a partir deste período que o Cabo de Santo Agostinho entrou na rota do desenvolvimento, tornando-se a cidade promissora que é hoje.
Comandando o Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes consolidou sua marca de gestor honesto, competente e comprometido com o povo. O Cabo de Santo Agostinho tornou-se o primeiro município do Brasil a ter 100% de suas crianças em idade escolar na sala de aula. Pelo seu compromisso e pela atenção dada à educação, Elias Gomes recebeu do UNICEF o título de Prefeito Amigo da Criança.
Foi com Elias Gomes que o Cabo avançou e desenvolveu. Sua gestão, sempre moderna, pensando no futuro, lhe garantiu o prêmio de Prefeito Empreendedor, do Sebrae, com a construção do Mercadão. O empreendimento organizou a antiga feira livre num espaço que se transformou em polo de lazer e é um dos cartões postais da cidade.
Na saúde o Cabo também foi destaque. Elias Gomes reduziu em mais de 60% a taxa de mortalidade infantil e com o programa Saúde em Casa, levou atendimento médico para os lares de mais de 100 mil cabenses, o equivalente a mais de dois terços da população, na época.
Após concluir seus dois mandatos consecutivos de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes foi nomeado Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos pelo então governador Jarbas Vasconcelos.
Em 2008 Elias enfrentou seu maior desafio como político. Convocado pela população disputou as Eleições para Prefeito em Jaboatão dos Guararapes. Com uma campanha limpa, baseada na trajetória política do gestor, Elias saiu das últimas colocações nas pesquisas para vencer a disputa no 1º turno. O povo de Jaboatão reconheceu a trajetória brilhante e competente do gestor, dando a ele 155 mil votos, cerca de 53% dos votos válidos.


O Futuro de Jaboatão

A história de Jaboatão dos Guararapes mudou em 1º de Janeiro de 2009. O Município, conhecido e reconhecido por escândalos e pela péssima reputação administrativa, ganhou Vida Nova. Através da gestão de Elias Gomes, Jaboatão saiu das páginas policiais e retomou os trilhos do desenvolvimento.
A cidade estava abandonada. Jaboatão figurava como exemplo do descaso e do abandono público por parte das gestões anteriores. Além dos problemas estruturais o município amargava um verdadeiro desfalque financeiro. Mas o cidadão fez a escolha da mudança. O jaboatanense escolheu um gestor competente, responsável, com experiência comprovada, escolheu Elias Gomes. Um homem público disposto a mudar a história de Jaboatão.
Esse cidadão, que pediu a mudança, que escolheu ter uma vida nova, é a figura mais importante em toda essa transformação. O povo voltou a acreditar na Prefeitura e apoiar as ações da gestão. O Município hoje tem um plano de macrodrenagem e habitação, que garantirá dignidade e qualidade de vida para a população. Os morros estão ganhando vida nova, com obras de contenção e drenagem espalhadas pelas sete regionais do Município.
O servidor também ganhou vida nova com a gestão de Elias Gomes. Hoje existe um calendário que prevê a data do pagamento até dezembro de 2012. Em gestões anteriores isso não ocorria e os salários até mesmo atrasavam. Outra conquista para os servidores foi a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). A lei era uma reinvindicação histórica do funcionalismo e a partir da sua efetivação 100% dos funcionários de carreira são contemplados com projetos que garantem a evolução por tempo de serviço e desempenho.
O Município, que estava afundando em dívidas, com cifras girando pela casa dos R$350 milhões, voltou a ter credibilidade e receber investimentos dos governos Estadual e Federal. Hoje Jaboatão pensa no futuro. O projeto “Jaboatão 2020” prepara o Município para se desenvolver economicamente, com a garantia da qualidade de vida da população, incluindo aspectos sociais, ambientais e de infraestrutura.
Pensar o meio ambiente também é uma das preocupações de Elias Gomes. Sua gestão fechou o Lixão da Muribeca, um dos maiores passivos ambientais do Município. Aos catadores que trabalhavam na área, sem cuidados e equipamentos de proteção, a Prefeitura devolveu a dignidade a essas pessoas. Hoje eles trabalham na coleta seletiva da Cidade, implantada pela atual gestão, organizados em associações.
O melhor ainda está por vir! Os dois primeiros anos dá gestão foram de arrumação. Foi preciso organizar as contas e pagar as dívidas. Agora é trabalho por uma cidade nova. A cidade se prepara para receber um pacote de obras como nunca foi visto na história de Jaboatão. Revestimento de canais, obras de drenagem, muros de arrimo, calçamento, construção de escolas, postos de saúde, requalificação urbana, entre outras ações, estão no pacote. Jaboatão está avançando e vai crescer ainda mais.
Assim é Jaboatão dos Guararapes, um município que voltou para os trilhos e hoje trabalha o social e o desenvolvimento juntos, com o apoio do povo. Na gestão de Elias Gomes Jaboatão voltou a respirar e despontar como um dos pilares no desenvolvimento de Pernambuco.

Um comentário:

  1. Parabéns Patrícia! Sou eleitor de Elias e achei seu texto muito bom e bem escrito. Fora isso, seu blog está organizado, tudo com muito bom gosto... vou divulga-lo.

    ResponderExcluir