sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sábado é dia de vacinação contra paralisia infantil

No próximo sábado (08/06), as crianças jaboatanenses com idade entre seis meses e menores de cinco anos terão um encontro marcado com Zé Gotinha. É que terá início em todo o Brasil a campanha de vacinação contra a poliomelite, também chamada de paralisia infantil. Todas as 83 unidades de saúde de Jaboatão estarão abertas, das 8h ás 17h para ofertar a vacina. A Prefeitura realizará, na Unidade de Saúde da Família (USF) de Dois Carneiros, próximo a Fundação Bradesco, uma solenidade oficial de abertura. 
A campanha acontecerá até o próximo dia 21 de junho e o objetivo é imunizar aproximadamente 43 mil crianças. Para se vacinar, é necessário que os país ou responsáveis pelas crianças compareçam as postos de saúde munidos do cartão de vacinação. “Todo ano realizamos essa ação preventiva, que segue o calendário do Governo Federal, acontecendo anualmente no mês de junho. Fora desse período, também abrimos nossas unidades de saúde para que as crianças possam tomar a vacina”, afirmou a secretária executiva de Saúde de Jaboatão, Gessyanne Paulino.   
Ainda segundo Gessyanne, apesar da paralisia infantil ter sido erradicada no país, é importante que se reforce a imunidade das crianças. “Nós recebemos visitantes de outros países que ainda têm áreas endêmicas. E se a nossa população não estiver protegida devidamente, a doença poderá voltar”, destacou. 
Em 2013, a meta da campanha é imunizar 95% do público alvo, o equivalente a 12,2 milhões de crianças no país. No estado, objetivo é vacinar 630 mil pessoas. O último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu há 23 anos, na cidade paraibana de Souza. No ano de 1994, o Brasil recebeu o certificado internacional de erradicação da transmissão da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário