quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Campanha jaboatanenses realiza tratamento coletivo de Esquistossomose


Desde o início de novembro que a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes está realizando o tratamento coletivo para o controle da Esquistossomose. As comunidades são Barra de Jangada, Novo Horizonte e Lagoa das Garças. A escolha dessas áreas é devido aos números de casos da doença. A campanha segue até 14 de dezembro.

As equipes estão realizando os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF) das localidades e nas residências. “Para participar, o paciente deve ter idade entre 4 e 70 anos, e não apresentar problema renal, epático ou cardíaco”, explica Camila Nóbrega, do Núcleo da Esquistossomose. De acordo com a Secretaria, a meta é atender a partir de 80% a população que é acompanhada pelos três postos de saúde, que totalizam em média 15 mil pessoas.

Esquistossomose

A Esquistossomose é causada por um verme chamado Shistosoma mansoni.  Sua contaminação é por águas que contenham fezes de pessoas com a doença.  Um dos principais sintomas é o inchaço no abdômen, popularmente conhecido como "barriga d'água".  Outros indícios da enfermidade são febre, cansaço, dor de barriga, cólicas, coceira no local da infecção, mal estar geral, tosse seca, fraqueza, (as vezes com sangue), diarreia, dor de barriga e cansaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário