terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Réveillon de Jaboatão atraiu mais de 200 mil pessoas e polo é consolidado

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes fechou, nesta sexta-feira (02.01), o balanço geral das ações realizadas durante o réveillon na orla do município. O palco foi montado em Candeias, com atrações culturais e religiosas, e o resultado foi bastante positivo, apontando que a cidade está consolidada como um dos principais polos da Região Metropolitana do Recife  (RMR) para festejar o Ano Novo: mais de 200 mil pessoas celebraram a chegada de 2015 no local, numa festa que não teve registro de nenhuma ocorrência grave – a tranquilidade marcou todos os momentos da festividade -, valorizou a cultura pernambucana e teve muita participação popular. 

A estimativa do público foi feita pela equipe da Polícia Militar presente, que atuou no quesito segurança, um dos pontos mais positivos, junto com as atrações artísticas e culturais. A festa, que se torna tradição, foi marcada também pela presença de inúmeras famílias na praia. O evento da virada teve duas novidades: não foram montados camarotes oficiais, além dos públicos e privados, o que reforçou a democratização de um dos principais eventos populares; e foram instalados dois postos de arrecadação de brinquedos para o Instituto Jaboatão Criança, que atende a menores das comunidades carentes.
SÓ PEQUENAS OCORRÊNCIAS

“Foi uma festa muito bonita, animada e, acima de tudo, muita tranquila, com a presença marcante das famílias. Adultos, idosos e crianças ficaram horas brincando na areia da praia, esperando o Ano Novo. O réveillon de Jaboatão dos Guararapes é uma festa que está definitivamente consolidada no calendário cultural do Estado”, destacou o secretário executivo de Cultura e Patrimônio Histórico, Isaac Luna. “A população está valorizando algo que já se tornou tradição. Isso traz uma energia muito positiva”, reforçou o prefeito Elias Gomes.
Toda uma infraestrutura foi montada para oferecer mais organização no trânsito e proteção aos visitantes.  A PM disponibilizou um efetivo de 180 policiais, 21 viaturas e uma central de monitoramento, além do apoio da Guarda Municipal. Sem nenhum registro de pessoa ferida, as ocorrências foram de pequeno porte, a exemplo de alguns casos provocados pelo excesso de bebidas. Assim, na saúde foram prestados 20 atendimentos, com nenhum caso de emergência. Próximo à festa, houve um posto de saúde fixo, com médico, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem e três ambulâncias (uma do Samu).    

25 TONELADAS DE LIXO

Para dar mais fluidez ao trânsito, 20 agentes trabalharam durante o réveillon e no primeiro dia do ano, nas vias do bairro para melhorar o tráfego. Quanto à limpeza, foi feita uma operação especial, que iniciou desde o dia 19 de dezembro.  E nesta quinta-feira, dia 1º, logo após o réveillon, 180 homens foram envolvidos na ação, com a retirada de aproximadamente 25  toneladas de lixo da orla – montante inferior ao registrado no passagem de 2013 para 2014, quando o balanço foi de 30 toneladas.

 “Tudo ocorreu com tranquilidade e sem complicação. Já às 15h da quinta estávamos com o trabalho praticamente concluído”, informou o secretário executivo de Serviços Urbanos, Marconi Madruga.                                                       

Em parceria com a Empetur (Governo do Estado) e a a indústria de bebidas Itaipava, se apresentaram no palco os artistas e bandas Léo Guilherme e Forró Santropé, Nando Cordel, A Barca Maluka, Patusco e Victor Santos. A programação contou ainda com show louvor de frei Damião e a celebração eucarística, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário