terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Seminário discute Direito Humano à Comunicação

Em mais uma ação da jornada municipal de Direitos Humanos, iniciada no último dia 03/12, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promoveu na manhã desta terça-feira (10/12) um seminário intitulado “Direito humano à Comunicação”. A ação, mediada pelo secretário executivo de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude, Marcello Gadelha, contou com a palestra dos jornalistas Ivan Moraes Filho, integrante do Centro Cultural Luiz Freire e Juliano Domingues, coordenador do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
A ação teve a proposta de discutir as leis de acesso à informação pública e de mídia democrática, além de discutir a comunicação como um direito humano que deve ser tratado no mesmo nível e grau de cuidado dos demais direitos humanos. Entre os assuntos abordados, o marco regulatório das comunicações, liberdade de expressão, comunicação popular e o plano municipal de Inclusão e democratização digital. 
“O debate mostrou que Jaboatão, ao contrário de outros municípios, trata a comunicação de uma forma diferenciada, já que a cidade tem um plano de inclusão e democratização digital, discutindo a área comunicacional como política pública", afirmou o assessor técnico da Secretaria de Comunicação de Jaboatão, Jorge Rocha. 
“A gestão municipal tem o papel de seguir a regulamentação da lei de acesso à informação, zelando pelo exercício do direito à comunicação, integrado com a ética e o respeito às diversidades”, afirmou o secretário Marcello Gadelha. No final da apresentação dos palestrantes convidados, foi aberto espaço para perguntas. Entre os participantes, servidores municipais e representantes do Conselho Municipal de Direitos Humanos.
O dia 10 de dezembro foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional dosDireitos Humanos. A jornada municipal acontece até a próxima sexta-feira (13/12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário