quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Prefeito Elias Gomes faz balanço do primeiro ano do segundo mandato


O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, Região Metropolitana do Recife, se reuniu nesta terça-feira (17/12), com o secretariado para avaliar os resultados do primeiro ano do segundo mandato. O encontro, que ocorreu no Hotel Barramares, em Piedade, também foi para apresentar o planejamento de ações e metas para 2014.  Conforme o gestor, o balanço apontou mais de 700 obras inauguradas e em execução ou ações, entre construções de escolas, postos de saúde e mobilidade urbana. 

“A reunião possibilitou ver as oportunidades e avanços. Daí tivemos um diagnóstico que vai orientar a ação do governo para 2014. Com um pacote de obras que estão beneficiando os bairros do município, dessas 700 obras ou ações, obtivemos um nível de resolução dos problemas em 75%. Isso demonstra que o governo avançou na integração e articulação com a sociedade e que está preparado para fazer grandes projetos até 2016”, ressaltou o prefeito.

Quanto à educação, Elias Gomes destacou a área como prioridade. Segundo ele, a meta é ampliar a rede de ensino de escolas integrais em 30%. Outro avanço foi a melhoria dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que obteve melhor nota dos município da RMR.Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Jaboatão obteve 3,9. A meta estabelecida foi de 3,6. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o índice foi 3, cuja meta é o mesmo número. A meta municipal é cumprir até 2016, a média proposta pelo MEC para 2020.

Elias Gomes completou, ainda, sobre outras intervenções que marcaram a atual gestão, como o investimento na saúde, com o aumento da rede de saúde e a adesão ao programa federal Mais Médicos; e obras de contenção dos morros. Já a mobilidade, foi outro ponto destacado, com um conjunto de obras para melhorar o acesso aos principais corredores viários do município, como o Binário de Prazeres.

As obras de engorda do avanço do mar, considerada a maior obra deste tipo em extensão no Brasil, foi mencionada durante o balanço. A etapa complementar já foi iniciada e está em processo licitatório a construção do parque linear, que vai dar aos 8 quilômetros de litoral, opções de lazer e entretenimento aos banhistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário