segunda-feira, 15 de julho de 2013

Prefeitura de Jaboatão começa reestruturação do comércio na orla

A orla de Jaboatão dos Guararapes está recebendo uma obra que irá mudar todo o seu visual. A engorda da praia está a todo vapor e já chega às imediações do Bar da Galinha, em Barra de Jangada. Até setembro, os jaboatanenses terão uma faixa de areia com uma média de 35 a 40 metros de largura, em 5,8 km de extensão entre Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Um investimento de R$ 40 milhões do Ministério da Integração Nacional com a Prefeitura do município. Visando organizar o comércio local para oferecer um serviço melhor a todos os praieiros, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes iniciou uma grande operação nesse final de semana para notificar os ambulantes quanto às novas regras do serviço oferecido no local.
A nova cartilha diz respeito à quantidade de mesas e cadeiras – que passa a ser padrão, sendo 20 mesas, 80 cadeiras, 10 mesas pequenas e 20 espreguiçadeiras por comércio. As regras de higiene regulam a manipulação e cozimento de alimentos no local e utilização de descartáveis em locais que não dispõem de água corrente, a não utilização de gelo caseiro e a não comercialização de bebidas caseiras, como batidas e água em saco plástico.
“Nós temos um foco muito grande nos pequenos comerciantes, que chegam a 300 espelhados ao longo de toda a praia. O que estamos fazendo é orientá-los em um novo modelo de uso da orla, recomendando a parte de higiene e uma série de atitudes, que visam melhorar o atendimento tanto para eles, como, principalmente, para aqueles que frequentam a praia. Começamos as notificações com as novas regras, e a partir daí vamos dividir a praia em quatro lotes distribuindo-os uniformemente ao longo da faixa de areia. Em seguida, vamos implantar uma fiscalização efetiva para que as recomendações sejam cumpridas”, explicou Luís Carlos Matos, secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Já o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Elmo Freitas, explicou que o processo devolverá a praia para todos e atrairá mais pessoas ao local. “Há 40 dias estamos fazendo esse trabalho. Começamos não permitindo que os comerciantes pernoitem na praia, o que já vem sendo respeitado. Agora estamos entrando na etapa de conscientizar quanto à manipulação de alimentos e à uniformização do número de mesas, o que vai dar mais espaço para que o cidadão utilize a praia. Também teremos a capacitação dos comerciantes. Estamos buscando parcerias para padronizá-los e assim que cumprirmos essas etapas, vamos fiscalizar ainda mais. O foco da ação é devolver a praia ao cidadão”, disse Elmo Freitas, secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã

Nenhum comentário:

Postar um comentário