Os 150 jovens que participaram da última edição do Programa Projovem Adolescente, realizado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, celebraram sua formatura nesta terça-feira (01.07). O evento ocorreu no Portal do Mar, em Piedade. O programa tem como objetivo fortalecer vínculos dentro das famílias e das comunidades, e realiza esse trabalho através de oficinas nas áreas de cultura, cidadania e inclusão digital.
“Essa data é a culminância de um programa que formou 150 jovens em um ano e meio, e que faz parte de um processo que desde 2009 já beneficiou mais de 6 mil jovens em Jaboatão”, comemorou a secretária executiva de Assistência Social, Socorro Araújo. “A gente tem alunos que passaram em 4 faculdades populares com o Enem, alunos que passaram em cursos técnicos, que têm buscado na educação e em outras políticas uma forma de construir uma vida diferente”, contou.
A estudante Yanka Tylla, 16 anos, participou de oficinas de alfaia e de fotografias e empolgou-se ao lembrar a experiência. “Nós realizamos passeios, conhecemos pessoas diferentes, lugares diferentes. As pessoas me acolheram muito bem e a gente vai levar esses momentos para a vida”, relatou.
Já o estudante Robson da Silva, 18 anos, relatou que durante as aulas aprendeu a fazer artes com reciclagem de garrafas pet e contou o quanto o programa modificou sua rotina. “Participar do Projovem foi tudo. Eu vivia no meio da rua, sem nada para fazer. Agora é do Projovem para casa, da casa para a escola”, contou.
A partir de agora, o Projovem passará a ser chamado de Conjovem. Assim, o que era um programa de caráter temporário passa a ser um serviço permanente, oferecido pelo poder público. Com isso, ele também será ampliado. Antes, oferecia oficinas para adolescentes entre 15 e 17 anos, e agora atenderá pessoas de até 60 anos, sempre adequadas às diferentes faixas etárias
Nenhum comentário:
Postar um comentário