Hospital Agamenon Magalhães (HAM), na Zona Oeste do Recife, está precisando de doação de leite materno para abastecer o banco da unidade, que alimenta bebês internados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e no alojamento Canguru. Atualmente o banco está com apenas 60 litros, mas a quantidade diária necessária para manter a unidade disponível é de seis litros de leite.
De acordo com a coordenação do banco de leite do HAM, uma única mãe é capaz de doar até três litros de leite. O alimento, além de alto valor nutricional, possui anticorpos e fatores de proteção que ajudam no crescimento dos bebês prematuros e de baixo peso.
Mulheres interessadas em doar podem entrar em contato pelo telefone (81) 3184-1690, para fazer o agendamento. No caso de doadoras da Região Metropolitana do Recife, uma equipe do hospital vai à residência da mãe para buscar o leite.
É recomendado que o produto seja armazenado em potes de vidro com tampas de plástico, como frascos de maionese ou café bem lavados. Os potes devem ser levados ao fogo e mantidos em fervura por cinco minutos. É importante retirar o papel que vem na parte interna da tampa, e após a retirada do leite, o frasco deve ser guardado no congelador para que dure até 15 dias. Também é indicado que a mãe utilize um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes do processo. A coordenação do banco de leite aceita doações de potes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário